Loures: 1º seminário, a nível nacional, de turismo cemiterial

by Alvaro Carrilho

O primeiro seminário, a nível nacional, dedicado ao turismo cemiterial, realizou-se em Loures, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, a 27 de outubro.

A Câmara Municipal de Loures organizou o primeiro seminário, a nível nacional, dedicado ao turismo cemiterial, uma área ainda pouco desenvolvida no nosso país, mas em franco desenvolvimento.

Durante o evento, no qual participaram cerca de 70 pessoas, autarcas, historiadores, investigadores, bem como especialistas ligados à área do turismo, debateram vários assuntos sobre o tema. A origem, o desenvolvimento, a situação atual ou as potencialidades do turismo cemiterial, foram alguns dos assuntos tratados durante as intervenções. O evento serviu para partilhar experiências, transmitir conhecimentos e refletir sobre o futuro desta atividade.

A abertura do seminário coube a uma mesa composta por Bernardino Soares e Paulo Piteira, respetivamente, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, João Pedro Domingues, em representação da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, e Mário Fortes, da Direção-Geral do Património Cultural.

É uma atividade turística, para um determinado nicho, que importa atrair para o concelho de Loures, procurando, ao mesmo tempo, valorizar o património, a cultura e a história do nosso concelho”. O presidente assinalou o trabalho que o Município tem vindo a realizar, no sentido de dignificar os espaços cemiteriais do concelho, “pondo fim a um abandono que era notório e que foi invertido

Bernardino Soares, presidente da Autarquia de Loures

O evento contou, também, com as intervenções de Licínio Fidalgo, da Câmara Municipal de Lisboa, Arnaldina Riesenberger, da Câmara Municipal do Porto, que contaram as experiências das suas autarquias nesta área de turismo. Seguiram-se José Alberto Ribeiro, presidente do Conselho Internacional de Museus (ICOM) – Portugal, João Neto, presidente da Associação Portuguesa de Museologia, Sancho Silva, vice-presidente da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e José Manuel Simões, coordenador científico do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Durante o evento, Ana Paula Assunção, Pedro Amorim e Rui Máximo, do Departamento de Ambiente, e Rui Lourenço, da Unidade de Turismo, deram a conhecer o trabalho realizado pela Autarquia de Loures.

O seminário contou ainda com uma visita ao cemitério municipal de Loures, distinguido, recentemente, com uma Menção Honrosa pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM). Datado de 1890, o cemitério municipal alberga perto de duas mil sepulturas e 64 jazigos, ocupando uma área de cerca de um hectare.

Fonte: Câmara Municipal de Loures

Outros temas de interesse

Portugal Notícias utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Tem a opção de recusar ou aceitar. Aceito Mais informações

Privacidade & Política de Cookies