Arouca: compreender e aceitar a diferença com o programa  «AUTISM ROCKS!»       

by Alvaro Carrilho

O Município de Arouca vai implementar o projeto “Autism Rocks!”, cujo objetivo é capacitar a comunidade para a compreensão e aceitação das características próprias do autismo. A implementação, a cargo da Associação Vencer Autismo, arranca com a palestra “Entender Autismo”, a decorrer no dia 3 de outubro, pelas 18h00, no auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca. A participação é gratuita e aberta ao público. Para marcar presença preencha o formulário de inscrição aqui.

Ao assistir à palestra, o participante terá a possibilidade de integrar o workshop “Autism Rocks!”, que decorrerá a 9 e 10 de novembro, na Escola Secundária de Arouca. Nesta segunda fase do projeto, serão partilhadas técnicas e estratégias de intervenção no autismo com famílias e profissionais que acompanham crianças/jovens com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA), contribuindo para o máximo desenvolvimento do potencial da criança/jovem.

A mentoria gratuita é a terceira e última fase do “Autism Rocks!”. Será feita até julho de 2020 para aqueles que acompanham crianças/jovens com PEA ou tenham interesse em aprofundar os seus conhecimentos. Trata-se de um acompanhamento personalizado de monitorização das famílias e profissionais que participam no workshop. Através da metodologia call center, os participantes podem recorrer à mentoria quando precisarem de ajuda ou tiverem dúvidas.

O projeto “Autism Rocks!” é apoiado pela Portugal Inovação Social e está a ser implementado nos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto pela Vencer Autismo, uma associação sem fins lucrativos cuja missão é “retirar o estigma negativo do autismo e dar as ferramentas para que todos saibam lidar e ajudar as pessoas com autismo”.

Recorde-se que Arouca dispõe de uma Unidade de Ensino Estruturado para Educação de Alunos com PEA, a funcionar no Agrupamento de Escolas de Escariz. Integra atualmente 27 alunos, residentes no concelho de Arouca e nos concelhos vizinhos.

Saiba mais sobre o projeto “Autism Rocks!”
Tel: 220 931 390
Mail: info@vencerautismo.org

Outros temas de interesse

Portugal Notícias utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Tem a opção de recusar ou aceitar. Aceito Mais informações

Privacidade & Política de Cookies