Alcobaça: Festival Books&Movies dedicado à cultura

by Alvaro Carrilho

A 5ª edição Books&Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça irá decorrer de 8 a 14 de outubro (com uma extensão nos dias 18 e 19 de outubro) propondo 102 atividades culturais durante 9 dias. O evento dedica-se “à promoção do gosto pelas diversas formas de expressão artística e cultural, criando elos de ligação entre o público e as escolas com os artesãos e fazedores destas experiências que nos enriquecem e cimentam a formação das crianças e dos adultos”, explicou a Vereadora da Cultura Inês Silva na conferência de imprensa, realizada esta sexta-feira no Cine-Teatro de Alcobaça.

Nesta 5ª edição, o grande homenageado será o ator Ruy de Carvalho, que este ano cumpre 76 anos de carreira. Ilustre e reconhecida personalidade portuguesa da atualidade, tanto pela sua carreira, como pela sua forma de estar perante o público e pela sua marca na cultura nacional.

Três grandes vultos da literatura portuguesa estarão em grande destaque, nomeadamente Fernando Pessoa, a propósito dos 130 anos do seu nascimento; José Saramago, que será adaptado para o teatro em duas peças baseadas em obras do Nobel da Literatura, prémio atribuído ao escritor há 20 anos; e Luís Vaz de Camões, o grande poeta português, também considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona e um dos grandes poetas da tradição ocidental, no qual coreógrafo Daniel Cardoso se inspirou para o espetáculo de abertura do festival “Saudade – Back to Fado”.

O legado científico e cultural da família Natividade também será devidamente homenageado com duas exposições que assinalam os 100 anos da morte de Manuel Vieira Natividade; 50 anos da morte de Joaquim Vieira Natividade; 50 anos da abertura da Estação Nacional de Fruticultura; 60 anos da primeira exibição do filme “Flores: Mundo de Beleza”.

Serão exibidos, entre outros, os filmes “Soldado Milhões” – assinalando os 100 anos do fim da 1ª Guerra Mundial e da Batalha de La Lys; e “Yellow Submarine”, a comemorar 50 anos da primeira exibição do mítico filme de animação realizado pelos The Beatles. No dia 18 de outubro, em regime de extensão do festival, será exibido em estreia nacional “Pedro & Inês” de António Ferreira. Pedro e Inês, figuras imortais universais, tanto da literatura como do cinema, são evocados neste filme baseado no romance “A Trança de Inês”, de Rosa Lobato Faria, às 21h30, no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, com a presença do realizador António Ferreira.

No dia 19 de outubro, pelas 21h30, será exibido no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, o documentário “Terras de Cister – Um legado para o futuro”, realizado por Filipe Miguel de Moura, vencedor da edição deste ano do Prémio Internacional Books & Movies.

Este festival tem vindo não apenas a cimentar o seu público como também a formar novos públicos junto das escolas, sensibilizando efetivamente crianças e jovens para a descoberta da arte e da cultura como forma de entretenimento e de reflexão. Todo o trabalho interdisciplinar que envolve a programação deste festival pretende a criação de novos públicos e a democratização da cultura.

 

Inês Silva, Vereadora da Cultura

Consulte toda a programação da 5ª edição do Festival Books&Movies aqui.

NOTA: A entrada é livre em todas as atividades, tanto as das escolas como as de público em geral (exceto a sessão de cinema “Pedro & Inês”, dia 18 de outubro).

 

Outros temas de interesse

Portugal Notícias utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Tem a opção de recusar ou aceitar. Aceito Mais informações

Privacidade & Política de Cookies